O “9º Itajaí Feito à Mão”, realizado pela Associação dos Artesãos de Itajaí (AAI), já promoveu 16 oficinas gratuitas em bairros da cidade ao longo do mês de março. Os trabalhos continuam no mês de abril, com o objetivo de descentralizar o ensino de técnicas artesanais e fortalecer a identidade cultural do município. São 21 oficinas em cinco localidades, que contemplam crianças, adolescentes, adultos e idosos. O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, e viabilizado por meio do Edital 006/2024 da Fundação Cultural de Itajaí.
Além de ampliar o acesso à cultura com o artesanato nos bairros de Itajaí, o trabalho envolve artesãos experientes que ministram as oficinas, a troca de saberes e o fortalecimento comunitário.
As oficinas abordam diferentes técnicas, desde macramê e reaproveitamento de materiais até confecção de enfeites, costura artesanal e artesanato sustentável. As atividades acontecem em escolas públicas, centros culturais e espaços comunitários, no intuito de oportunizar aprendizado acessível e incentivar a economia criativa local.
Durante o mês de março, o “9º Itajaí Feito à Mão” promoveu seis oficinas no Centro de Educação em Tempo Integral (Cedin) Lucy Canziani, no bairro São Judas, e outras duas oficinas no Centro de Múltiplo Uso (CMU) Helena da Costa Moraes Gonzaga, localizado no bairro Cordeiros. Já a comunidade do bairro Espinheiros foi contemplada com duas oficinas no Salão Paroquial Divino Espírito Santo. No Cidade Nova, foram duas oficinas na Casa São Vicente de Paulo. E o Centro de Arte e Lazer (CAL) Altino Lauro de Aquino, na Vila Operária, contou com três oficinas do projeto.
Para a presidente da AAI, Sonia Regina Soares, a experiência está sendo valiosa, com a participação de turmas com número expressivo nos locais contemplados, interesse dos grupos pelo trabalho artesanal, que além de uma expressão cultural é uma oportunidade de geração de renda. “Estamos muito satisfeitos com a adesão do público e a possibilidade de transmitirmos saberes, ensinarmos novas habilidades e práticas. São vivências que motivam e valorizam os artesãos e a economia criativa como um todo. Já para a comunidade, o aprendizado pode se transformar em uma alternativa de geração de renda”, afirma Sonia.
Sobre a AAI
A Associação dos Artesãos de Itajaí (AAI) é uma entidade cultural fundada em 1985, dedicada à valorização e difusão do artesanato local. Ao longo de quase quatro décadas, a AAI tem desempenhado um papel fundamental na promoção da economia criativa e no fortalecimento do artesanato como expressão cultural e meio de sustento para muitos artesãos. A associação organiza feiras itinerantes, oficinas gratuitas e participa ativamente de eventos culturais da cidade, consolida-se como uma referência na preservação e no incentivo às tradições artesanais de Itajaí.
Oficinas do 9º Itajaí Feito à Mão - Programação das próximas oficinas:
Cedin Lucy Canziani – Bairro São Judas
31/03 – 09h30
31/03 – 15h30
Centro de Arte e Lazer (CAL) Altino Lauro de Aquino – Bairro Vila Operária
31/03 – 13h30
CMU Helena da Costa Moraes Gonzaga – Bairro Cordeiros
02/04 – 13h30
09/04 – 13h30
28 de março de 2025
Projeto cultural promove oficinas de artesanato gratuitas em bairros de Itajaí
Iniciativa começou em março e segue com atividades no mês de abril
-
Livro infantil Açu celebra a arte, a cultura e a história de Itajaí31 de março de 2025 Ver Mais
-
Projeto de fotografia e acessibilidade oferece oficinas gratuitas em Itajaí31 de março de 2025 Ver Mais
-
Encontro Internacional de Etnias celebra a diversidade cultural em Itajaí31 de março de 2025 Ver Mais