31 de março de 2025

Projeto de fotografia e acessibilidade oferece oficinas gratuitas em Itajaí

Uma das oficinas será voltada exclusivamente para pessoas cegas totais e as inscrições começam nesta segunda-feira (31)

O Projeto Olhar à Fotografia – Fotografia e Acessibilidade entra na segunda edição com duas oficinas gratuitas sobre fotografia cega entre os dias 15 e 17 de abril. As inscrições ficarão abertas entre os dias 31 de março e 14 de abril e poderão ser feitas no site da Des editora, pelo endereço: www.deseditora.com.br O projeto produzido pela Des Editora tem incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Itajaí e apoio da Univali
 
Os encontros serão realizados no campus da Univali e coordenados pela artista Sarah Uriarte, professora nas graduações de Comunicação e no Colégio de Aplicação da Univali.
 
Olhar à Fotografia – Fotografia e Acessibilidade conta com profissionais da Escola de Fotógrafos Cegos, do Espírito Santo, e com a professora Emília Picelli Sanches, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisadora em design da informação e acessibilidade.

A primeira oficina, intitulada “Um Outro Olhar”, nos dias 15 e 16, será voltada exclusivamente para pessoas cegas totais. Durante duas tardes, o grupo inscrito terá oportunidade de produzir imagens com as ministrantes Rejane Arruda e Renza Nascimento, que guiarão procedimentos que auxiliam a compreensão da poética visual e orientam o ato fotográfico.

No dia 17, a oficina "Materiais táteis, audiotáteis e sonoros" será aberta ao público geral. Nela, o foco será a discussão de conceitos de acessibilidade, a introdução de materiais acessíveis e a tradução do visual para o tato e  audição, com parte prática mediada pela ministrante Emília Picelli.

Aguarde