02 de abril de 2025

Estudantes da Univali visitam o Museu Histórico de Itajaí para conhecer mais sobre a cultura local

Atividade de extensão reforça o papel dos museus como espaços de aprendizado e valorização da história

A visita dos estudantes da Universidade do Vale do Itajaí – Univali ao Museu Histórico de Itajaí, tem como objetivo integrar teoria e prática, como atividade de extensão na formação acadêmica. A atividade, realizada na última segunda-feira (31), possibilitou aos alunos a vivência de práticas pedagógicas em um ambiente cultural fora da universidade. Essa experiência, além de aprofundar o conhecimento sobre a história e cultura local, fortaleceu a compreensão sobre a função educativa dos museus, com um olhar crítico sobre a educação em contextos não formais.
 
O Museu Histórico de Itajaí, localizado no Palácio Marcos Konder foi construído no início do século XX, já foi sede do governo municipal e preserva a memória da região por meio do acervo e de exposições. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o patrimônio arquitetônico do local, além da Exposição Temporária "Mulheres da Arte".
 
A exposição propõe uma reflexão sobre a presença feminina na arte e questiona: "Onde estão as mulheres na história contada por este museu?". Ela destaca a importância das artistas, muitas vezes invisibilizadas, e busca resgatar a memória de mulheres que marcaram a história da arte na região. O objetivo é valorizar essas contribuições e inspirar novas gerações, com o impacto das obras dessas artistas no cenário artístico contemporâneo.
 
A parceria entre Universidade e Fundação Genésio Miranda Lins mostra aos alunos o papel dos museus como espaços de aprendizado e valorização cultural, onde o conhecimento acadêmico se conecta diretamente com a prática no campo da educação e da cultura.
 
Visita ao Arquivo Público do Estado de Santa Catarina
Essa semana, a equipe técnica do Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí realizou uma visita técnica ao Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC). O principal objetivo dessa visita foi conhecer a estrutura do arquivo permanente, a política de gestão documental adotada pela instituição, as ações educativas que desenvolvem e, também, obter informações sobre o sistema utilizado pelo arquivo, o ATOM. Durante o encontro, os servidores do Arquivo Público de Santa Catarina compartilharam práticas e processos relacionados à preservação e organização dos documentos, como um intercâmbio de conhecimentos para a equipe do Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí.

Aguarde