O centro de Itajaí foi palco de uma programação especial neste sábado (19), com a Ação de Páscoa promovida pela Fundação Cultural do Município. A iniciativa reuniu crianças, famílias e artistas locais em um dia repleto de atividades lúdicas e criativas, como pintura de casquinhas de ovos, crianças maquiadas de coelhinhos e um desfile pela rua Hercílio Luz com personagens como o Coelho da Páscoa a bordo da tradicional Charanga, além da participação de um grupo de dança.
O desfile temático pelo calçadão da principal rua da cidade atraiu a atenção do público pela animação dos personagens em cima do calhambeque da charanga e pela coreografia dos bailarinos que acompanhavam o cortejo, o que gerou aplausos e muitos registros fotográficos por parte do público, que fez questão de guardar esse momento como recordação.
As atividades lúdicas também atraíram dezenas de pessoas. Pais e filhos ficaram encantados com a Casa do Coelho, com a pintura das casquinhas de ovos e com o espaço dedicado a desenhar e confeccionar orelhas de coelho de papel. Foi um sábado de integração familiar. A gerente administrativa Marciene Strommer trouxe o filho Heitor para participar do evento, onde ela e o marido puderam se divertir com o pequeno nas brincadeiras, como colorir desenhos de coelhos e pintar casquinhas de ovos.
“Eu acho super importante ter esses momentos. Até para tirar as crianças um pouco das telas de celular e aproveitar essas ações proporcionadas pelo Município para participar com a família”, ressaltou Marciene.
O soldador Johannes da Rocha também marcou presença com a esposa e as duas netas e aproveitou o sábado no evento promovido pela Fundação Cultural de Itajaí.
“Foi um passeio diferente e muito bacana essa interação. Minhas netas pintaram o rosto. Elas ficaram encantadas ao ver os coelhos”, destacou.
Mas não foram só as crianças que se divertiram. A aposentada Márcia Maria Pereira e a irmã aproveitaram o dia de compras na Hercílio Luz para se divertir com a ação de Páscoa. Elas tiraram fotos na Casa dos Coelhos e mostraram habilidade na pintura das casquinhas de ovos.
“Eu aproveito para recordar a infância. Adoro essas festas como a Páscoa e o Natal. Aqui, pintando essas casquinhas, posso dizer que a arte é muito importante. Colorir a vida é fundamental”, concluiu a aposentada.
“Essa ação é muito importante. Queremos levar esses eventos para outros lugares da cidade. Isso atrai o público e também fomenta o comércio”, enfatizou o prefeito de Itajaí, Robison Coelho.
Além da Ação de Páscoa, outros eventos culturais estão sendo planejados para a população no espaço.
“Nós buscamos trazer as famílias para compartilhar a beleza da nossa cidade. Esse é um momento único de confraternização. E todo segundo sábado de cada mês vamos realizar uma ação na praça”, finalizou a diretora-executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Elisabete Laurindo.