As crianças da Rede Municipal de ensino de Itajaí vão viver a experiência de criar com obras de arte tridimensionais nesta semana. É que o projeto “Laboratórios do corpo criativo: imaginários tridimensionais” vai promover seis sessões de mediação da obra “Canteiro de Sobras” nos dias 24 e 25 de abril (quinta e sexta-feira) com os pequenos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O projeto é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura com mediação das artistas Andréa Rosa e Deda Silveira. O projeto “Laboratórios do corpo criativo: imaginários tridimensionais - Mediação da obra Canteiro de Sobras” é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura com patrocínio do Governo Federal e Ministério da Cultura através da Plano Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB Itajaí) com apoio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.
“Canteiro de Sobras” é uma obra interativa da artista Sofia Ramos, de Brasília, composta por várias peças de madeira coletadas e esculpidas pela artista para que seja possível encaixá-las entre si, criando várias formas diferentes, montando e remontando peças. Em uma dimensão simbólica e artística, "Canteiro de Sobras" conversa sobre o direito à cidade, à criação guiada pelo desejo e imaginação. Na proposta os participantes se colocam como responsáveis pela criação dos espaços; montam maquetes de acordo com os desejos individuais e coletivos.
A proposta dos laboratórios é aproximar as crianças da arte contemporânea através da experiência relacional com a tridimensionalidade a partir da obra. Na experiência, as mediadoras Andréa Rosa e Deda Silveira levam as crianças a pensar sobre os conceitos de obra de arte, arte contemporânea, formas tridimensionais e, não menos importante, a exercitar a construção coletiva a partir das peças dos seus canteiros.
A Ativa Rede Educação e Cultura, instituição que promove essa ação, é uma associação itajaiense que conecta arte, cultura e educação por meio de ações e projetos de impacto sociocultural. Neste projeto, a ideia é proporcionar que as crianças possam manipular os materiais e brincar. “É fundamental que as crianças tenham oportunidade de exercitar a imaginação construtiva através da arte. As experiências da tridimensionalidade desenvolvem habilidades cognitivas e sensíveis, as auxiliam a observar e se situarem no mundo que as cerca., assim como impulsiona novas formas de pensar e sentir. A compreensão da realidade tridimensional exige olhares múltiplos, percepções e interações que só se desenvolvem pela experiência” diz Deda Silveira, mediadora do projeto e membro da Ativa Rede.
Programação:
24/04 (quinta-feira) E.B de Campo Maria do Carmo Vieira
Mediações às 10h15, 13h e 15h15 para crianças do 1º e 2º ano do Fundamental.
25/04 (sexta-feira) E.B. Profª Maria Rosa Heleno Schulte
Mediações às 10h15, 13h e 15h15 para crianças do 2º e 3º ano do Fundamental
22 de abril de 2025
Projeto promoverá mediação de obras de arte com crianças da Rede Pública de Itajaí
Projeto conta com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí e a Secretaria Municipal de Educação
-
Projeto promoverá mediação de obras de arte com crianças da Rede Pública de Itajaí22 de abril de 2025 Ver Mais
-
Ação de Páscoa da Fundação Cultural do Município foi atração do sábado no centro de Itajaí19 de abril de 2025 Ver Mais
-
Programa Aqui Tem Arte chega a marca 84% das localidades cadastradas17 de abril de 2025 Ver Mais