O artista catarinense Nestor Varela abre na terça-feira, 6 de maio, a nova exposição individual: ‘gostaria de lembrar mais das coisas que gostaria de lembrar’. A abertura será às 19h, na galeria de arte da Univali de Itajaí e a exposição fica aberta para visitação até o dia 28 de maio, de segunda a sexta, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 21h30. A exposição ‘Gostaria de lembrar mais das coisas que gostaria de lembrar’ é aprovada na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.
As obras têm como linguagem principal a fotografia e discute sobre processos de criação de memória a partir do acervo fotográfico familiar de artista. Estão reunidas na exposição mais de 10 anos de negativos fotográficos da família do artista, que foram revelados, digitalizados e organizados para formar as 12 obras que compõem a expografia. Trabalhando com as relações entre as narrativas do que é pessoal e processos psíquicos da memória, como o lembrar, o esquecer, o substituir, o mesclar, o arquivar, o recuperar e o apagar, Nestor Varela traz a possibilidade de pensar acerca do que é familiar, do que é comum entre nós e de como lidamos com memórias pessoais e coletivas.
Na expografia, Nestor Varela inova ao apresentar o quebra-cabeça como materialidade para as obras que compõem a exposição. A partir das imagens analógicas catalogadas, o artista deixa uma pilha de quebra-cabeças fotográficos disponíveis para que o público possa interagir e criar as próprias composições.
O projeto ainda contempla a criação de um material educativo para a exposição, com proposição de mediação para antes e depois da visita à galeria, uma ação de extrema importância ao se pensar democratização de acesso à arte e formação de plateia. No material há propostas que os educadores podem adaptar, testar, reconstruir, palavras que podem ser pesquisadas para ampliar o conhecimento e o repertório sobre exposições artísticas. “Há uma série de exercícios propostos pela artista Sarah Uriarte que podem ser utilizados tanto no momento da mediação de visita à exposição quanto na sala de aula” comenta o artista.
Além disso, todas as obras terão audiodescrição disponível para pessoas cegas ou de baixa visão. A produção do projeto também faz um trabalho de agendamento com associações para possibilitar visita mediada do público cego à exposição.
Sobre o artista:
Nestor Varela é artista visual, produtor cultural e fotógrafo. Mestrando em artes visuais na linha de processos artísticos contemporâneos e graduado em fotografia pela Univali. Também atua como diretor criativo e diretor de arte em produções do campo da fotografia e do audiovisual. Participa do grupo de pesquisa proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais na Udesc, participou do 2º salão de artes de navegantes em 2019, da exposição coletiva papel de parede, com curadoria de Gabi Bresola e Marcos Walicosky (Paris/FR) em 2022 e (Florianópolis/SC) em 2024, da exposição coletiva ferida aberta, curadoria de Silvana Macêdo em 2023 e da exposição coletiva tentacular, curadoria de Debora Pazetto e Raquel Stolf. Além disso, realizou as exposições “é como se a câmera guardasse um segredo de imagens suspensas através dos anos” em 2021 e 2023, “O todo é maior que a soma de suas partes” (Itajaí/SC) em 2022 e “Se você sonha com nuvens” (Itajaí/SC) em 2024. Integrou a equipe de produção do 15º e do 16º Salão Nacional de Artes Visuais de Itajaí em 2021 e 2024 e da 3ª edição do Projeto Portuário em Itajaí, em 2024.
SERVIÇO:
O que: abertura da exposição ‘Gostaria de lembrar mais das coisas que gostaria de lembrar’, de Nestor Varela
Quando: terça-feira, 6 de maio
Onde: galeria de arte da Univali de Itajaí
Entrada e participação gratuitas
24 de abril de 2025
Artista Nestor Varela abre exposição sobre memória, em Itajaí
O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e poderá ser visitado na Univali

-
Capoeira, documentário, música e livreto marcam os 35 anos da Roda da Igreja Matriz, em Itajaí02 de agosto de 2025 Ver Mais
-
Mulher Negra e Economia Criativa são temas de evento na Casa da Cultura Dide Brandão02 de agosto de 2025 Ver Mais
-
Crianças de Itajaí vivem experiência transformadora no Festival de Dança de Joinville01 de agosto de 2025 Ver Mais