02 de julho de 2025

"Tamboreando na Praça" leva maracatu, arte e empoderamento feminino para Itajaí

Projeto gratuito promove oficinas de percussão, dança e atividades na localidade Nossa Senhora das Graças.

O projeto ‘Tamboreando na Praça’ será realizado em Itajaí no próximo dia 5 de julho, com uma programação especial voltada à cultura popular, à valorização da arte e ao empoderamento feminino. A iniciativa é promovida pelo grupo Maracatu Baque Mulher Itajaí/BC e oferecerá oficinas gratuitas de percussão, dança e agbê (instrumento musical feito de cabaça com contas), além de atividades lúdicas para crianças.

As oficinas serão realizadas na Praça Nossa Senhora das Graças, aos sábados, dos dias 05 e 12 de julho, com as aulas de agbê e dança, das 14h às 16h. Já no mês de agosto, o projeto será realizado nos dias 02/08 e 09/08, com as oficinas de alfaia (tambor) e ganzá, também das 14h às 16h.

A proposta do projeto é criar um espaço de troca com a comunidade, com mais acesso à cultura e promover o Maracatu de Baque Virado, uma manifestação afro-brasileira que une ritmo, movimento e ancestralidade. Além de ensinar os instrumentos e os passos do maracatu, o grupo também realizará ações voltadas ao público infantil, com momentos de arte e diversão para toda a família.

O Baque Mulher é um movimento nacional de empoderamento feminino, formado por mulheres que utilizam o maracatu como ferramenta de expressão, resistência e enfrentamento das violências de gênero. O grupo atua seguindo diretrizes que promovem a superação do machismo, do racismo e das diversas formas de intolerância.

O projeto Tamboreando na Praça foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em âmbito municipal, com realização do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, com o apoio da Secretaria da Promoção da Cidadania, Movimento Nacional Baque Mulher, Nação do Maracatu Encanto do Pina e do Ylê Axé Oxum Deym.

As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
 

Aguarde