02 de agosto de 2025

Capoeira, documentário, música e livreto marcam os 35 anos da Roda da Igreja Matriz, em Itajaí

O evento lotou o auditório da Casa da Cultura Dide Brandão e a praça da Igreja Matriz

Desde a década de 80, José Lino Pereira, o Mestre Careca, dedica seu tempo e esforço para movimentar a cultura de Itajaí por meio da capoeira. Com a Roda da Igreja Matriz ele uniu a comunidade afro-brasileira local, grupo que comemorou na sexta-feira (1º), 35 anos de história no município. “Acima de tudo, a capoeira tem como base a educação. Quando chegamos aqui, havia pouquíssimas ações de capoeira. Hoje, além de todo esse público, temos mestres de 20 cidades diferentes reunidos para a celebração”, destacou Mestre Careca.

A cerimônia foi promovida neste sábado (2), na Casa da Cultura Dide Brandão, com apoio da Fundação Cultural de Itajaí.  Com o auditório lotado, o grupo estreou o documentário: “Mestre Careca e a Resistência do Vale”, além de um disco musical e um livreto. Os materiais foram produzidos como forma de reconhecimento e preservação do legado de Mestre Careca, um dos fundadores da Roda da Matriz.

Durante a tarde, os participantes realizaram uma grande roda de capoeira na Praça da Igreja Matriz. O movimento reuniu moradores, comerciantes e pessoas que passavam pelo local, e aproveitaram para registrar mais uma ação Itajaiense de resistência, luta e identidade cultural afro-brasileira.

José Lino Pereira enfatizou também a grandiosidade do movimento e a importância do grupo no estado. “Esta é uma das rodas mais velhas que temos dentro do estado de Santa Catarina. Agradeço ao poder público, que sempre estendeu a mão e procurou nos ajudar a fazer eventos como este”, ressaltou.
O documentário pode ser assistido no youtube, no link: https://youtu.be/oynXOONzIAk
 

Aguarde