10 de agosto de 2025

Projeto Super Sábado anima o centro de Itajaí com cultura e atrações ao ar livre

Evento foi promovido pela Fundação Cultural em parceria com a Associação Empresarial de Itajaí (ACII)

Mesmo gelado, o último sábado (09) foi de calor humano, cultura, música, dança e celebração, antecipando o Dia dos Pais no coração de Itajaí. A Rua Hercílio Luz, no centro da cidade, se transformou em um grande corredor cultural e de lazer com mais uma edição do projeto Super Sábado, evento promovido pela Fundação Cultural de Itajaí em parceria com a Associação Empresarial (ACII). A ação reuniu famílias, comerciantes, artistas e visitantes em uma extensa programação, mostrando o valor da cultura e do comércio local. 

O dia já começou animado com samba na Praça Elisabeth Malburg, a dos fundos da Igrejinha. A partir dali, a Hercílio Luz virou uma passarela de atrações, com famílias inteiras olhando vitrines e procurando uma lembrança para aquele super amigo. Dona de uma loja em frente à praça, a empresária Adriana Mocelin ressaltou que esse tipo de evento não só colabora com as vendas, mas que traz muita gente ao centro. 

“Esse tipo de ação gera movimento para a cidade, traz as pessoas para a rua e isso é essencial para manter nossa cidade viva, pulsante. Além disso, valoriza o comércio local, que merece destaque. Itajaí tem muita coisa boa, lojas para todos os gostos e tudo o que a gente precisa”, destacou. 

De uma ponta a outra da principal rua da cidade havia muitas atrações para quem foi ao centro escolher o presente para o pai. Tinha lojas com horário estendido e opções como a feira de artesanato, música ao vivo, show de tango e até massagem relaxante de um projeto de uma universidade local. 

Uma das atrações que chamou a atenção foi a feira de adoção de animais do Instituto Itajaí Sustentável (INIS). Os cães encantaram quem passava em frente à Praça Arno Bauer. 

“Nossos cães adultos já são castrados, vacinados e microchipados, e nossos filhotes têm em torno de 40 a 45 dias, com a primeira dose da vacina, vermífugo e já estão microchipados. Quem adotar, assim que o animal completar a idade, tem a castração garantida. Esse trabalho também é realizado na Unidade Acolhedora Provisória de Animais (UAPA), onde temos aproximadamente 350 animais esperando por um tutor”, afirma Paula Rech, diretora de Defesa Animal do INIS. 

A auxiliar de limpeza Maria Lana passou pela Hercílio Luz e já levou para casa um novo cãozinho. 

“Adotei mais um pet lá para casa. Eu tinha uma cachorrinha que faleceu esta semana de infarto. Eu vim para o centro sem intenção de adotar, mas quando passei, vi uma cachorrinha igual à minha que morreu e estou levando para casa”, diz a tutora emocionada. 

“Nossa avaliação é muito positiva quanto ao Super Sábado. O evento já foi tema de reuniões com o núcleo de lojistas da ACII e a Fundação Cultural. As pessoas interagem, os artesãos da cidade vendem têm mais uma opção de venda de seus produtos, os comerciantes abrem suas portas com mais otimismo e a cidade ganha em vitalidade. Todos se beneficiam”, conclui a diretora-executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Elisabete Laurindo. 

Além das atividades durante o dia, o Super Sábado esticou nas atrações, com uma movimentada roda de samba no largo da Igreja da Imaculada Conceição. Um evento da iniciativa privada motivado pelo projeto. O começo da Rua Hercílio Luz foi fechado e se transformou numa grande praça de alimentação que reuniu gastronomia e o ritmo bem brasileiro. 

Aguarde