12 de agosto de 2025

Programa Aqui tem Arte oferece oficinas culturais gratuitas em 46 locais para a formação artística

São 90 oficineiros e aulas inclusive aos domingos, como a de teatro, no projeto coordenado pela Fundação Cultural de Itajaí

No templo da expressão artística itajaense, a Casa da Cultura Dide Brandão, perto de 15 alunos mergulham nas artes cênicas, em pleno domingo pela manhã. A aula começa pontualmente às 7h e é oferecida pelo Programa Aqui tem Arte, mantido pelo Município. Assim como o curso de teatro na Casa da Cultura, são 46 polos do projeto espalhados pelos bairros e 90 oficineiros oferecendo seus talentos nas mais diversas modalidades artísticas, assim como o veterano ator Valentim Schmoeller, com mais de 50 anos de palco. 

Nas aulas que duram todo o domingo, os participantes aprendem técnicas vocais, expressões corporais, em exercícios coletivos que agregam na arte de representar. 

A estudante Clara Soares optou por fazer o curso de teatro depois que teve uma experiência na escola onde estuda. De lá para cá, não parou mais. Fez cursos e agora aproveita as aulas do Aqui Tem Arte. 

“Acho que o teatro já faz parte de mim. E eu quero levar isso para a vida profissional.” 

A estudante de Fonoaudiologia Ágata Batista já vem de uma integração com a arte através da palhaçaria e da dança desde quando era criança. No teatro, uma das vantagens é a conexão com o curso que escolheu no ensino superior. 

“A parte da voz, da articulação vocal, e dos cuidados com a saúde vocal está muito ligada à fonoaudiologia. E o Aqui tem Arte proporciona isso, com essa oficina e com outras, proporciona essa conexão e dá oportunidade para as pessoas”, enfatiza. 

A coordenadora do Programa, Fabiana Pisetta, destaca que a proposta do Aqui Tem Arte é democratizar o acesso à arte por meio de oficinas gratuitas conduzidas por mais de 90 oficineiros, que compartilham seu talento e experiência acumulados ao longo de suas trajetórias artísticas. Entre as modalidades oferecidas estão música (com aulas de violão, teclado, bateria, canto e canto coral), artesanato, artes visuais, dança, teatro, entre outras. 

“Um dos exemplos mais marcantes são as aulas conduzidas por Valentim Schmoeller, um dos nomes mais respeitados da cena cultural itajaiense, com mais de 50 anos de história nos palcos. A presença de Valentim no projeto mantém o compromisso do programa com a valorização dos artistas locais e a formação cultural de novas gerações.” 

Para o veterano ator e oficineiro do Aqui Tem Arte, Valentim Schmoeller, é importante passar toda a experiência no projeto. 

“É maravilhoso passar para as pessoas aquilo que a vida te ensinou dentro do teatro, esse mundo criativo. Ressalto que aqui é uma troca de experiência com esses alunos que chegam querendo aprender”, finaliza. 

Aguarde