14 de agosto de 2025

Grandes nomes como Lenine e Demônios da Garoa marcam o 27º Festival de Música de Itajaí

De 5 a 13 de setembro, o 27º Festival de Música de Itajaí oferecerá 22 oficinas, cinco workshops e 15 atrações gratuitas

“Existe até um farol em Cabeçudas, como uma estrela aqui na terra a pulsar”. Esse é um trecho da música Ares de Verão, do compositor itajaiense Carlinhos Niehues. O título da composição dará nome a um dos palcos do Festival de Música de Itajaí, na Praça Arno Bauer. A canção, interpretada pela cantora Giana Cervi, embalou o lançamento da programação oficial do evento nesta quinta-feira (14), quando foram apresentadas à imprensa e convidados as atrações, as oficinas e os workshops. 

O Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão, onde acontecerão as oficinas, foi o palco para a Fundação Cultural de Itajaí mostrar à comunidade que, a partir de 5 de setembro, a cidade vai respirar música em um evento que já se consolidou não só em Santa Catarina, mas em todo o país. 

O Festival de Música de Itajaí é um espaço de encontros, aprendizado e troca de experiências entre músicos, estudantes e o público. Nesta edição, o evento contará com professores e artistas renomados do Brasil, Japão, Estados Unidos, Uruguai e Alemanha. 

“Hoje foi o lançamento oficial do Festival de Música. Vão ser nove dias. Esse festival é algo que vem dando certo ao longo dos anos e que nós fazemos questão de aprimorar. Além de aprender as técnicas com renomados professores, vamos ter a oportunidade de assistir a grandes shows, e tudo isso de graça”, ressalta a superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins. 

“São 27 anos de tradição na cidade de Itajaí. É um momento muito especial, não só para a população, que vai ter contato com a boa música, mas também para que os nossos músicos tenham contato com músicos de fora, nessa grande troca de experiências”, enfatiza o vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti. 

A música vai se espalhar pela cidade em atrações gratuitas. Neste ano, os palcos ganharam nomes especiais para as apresentações. Além do Teatro Municipal de Itajaí, haverá o Palco Ares de Verão, na Praça Arno Bauer; o Palco Ondas da Atalaia, no pátio interno da Casa da Cultura Dide Brandão; e o Palco Samburá, no Mercado Público de Itajaí. Os nomes dos espaços são títulos de músicas dos artistas itajaienses Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Chico Preto & Vê Domingos, como forma de homenagear suas contribuições para a cultura da cidade. 

“Essa é uma justa homenagem aos nossos talentos. Estamos há quatro meses pensando nessa programação. Avançar para a 27ª edição é uma grande tarefa. Conseguimos fazer uma composição de artistas que, de fato, vão encantar. Pensamos em pessoas que fazem diferença na música, como o grande trompetista Yu Tamaki Hoso, que vem do Japão. Ele irá executar as melodias com a Banda Filarmônica. Então temos muita atração nessa maratona musical”, destaca a diretora-executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Elisabete Laurindo. 

O Festival conta com a parceria do curso de Música da Univali 

 
“O festival de música transformou Itajaí aso longo dos anos na cena musical, atraindo pessoas que vieram para cá para estudar música.  Temos um curso superior de Música e o Conservatório, que são frutos desse festival. E essa edição certamente será maravilhosa quanto as outras, com participações incríveis para fomentar ainda mais a cultura e a música da nossa cidade”, completa a coordenadora do curso de Música da Univali, Giana Cervi. 

Confira abaixo a programação 

 

Aguarde