22 de agosto de 2025

Projeto de fotografia e acessibilidade realizado em Itajaí recebe Prêmio do Instituto Guga Kuerten

Iniciativa da ‘des editora’, contemplada em Leis de Incentivo, foi a única premiada na região

O projeto “Olhar à Fotografia – Fotografia e Acessibilidade”, realizado pela 'des editora' de Itajaí, foi premiado na 23ª edição do Prêmio IGK, na categoria Inclusão Social. A cerimônia de entrega do reconhecimento ocorreu durante a comemoração dos 25 anos do Instituto Guga Kuerten, na última semana, em Florianópolis, e reuniu iniciativas de destaque no campo da educação, esporte, acessibilidade e impacto social.

A premiação reconhece projetos e instituições em Santa Catarina com foco na inclusão de pessoas com deficiências, crianças, adolescentes e adultos. Nesta edição, a des editora foi a única premiada na região de Itajaí. Para a equipe, a conquista mostra a importância em ampliar o acesso à fotografia como forma de expressão, experiência sensorial e comunicação inclusiva. “Receber o Prêmio IGK é uma honra, especialmente por vir de uma instituição que desempenha um papel tão importante. O ‘Olhar à Fotografia’ nasceu do desejo de ampliar sentidos, de mostrar que a imagem pode ser vivida de muitas formas. Este reconhecimento nos motiva a seguirmos atuando para democratizar a fotografia e garantirmos que ela seja possível e significativa para todas as pessoas”, afirma Sarah Uriarte, da des editora e idealizadora do projeto.
 
“Olhar à Fotografia – Fotografia e Acessibilidade” contou com duas edições, a primeira contemplada na Lei Paulo Gustavo e a segunda na Política Nacional Aldir Blanc, ambas com recursos do Governo Federal, por meio de editais da Fundação Cultural de Itajaí. Com o projeto foram ofertadas oficinas gratuitas voltadas tanto para pessoas cegas quanto para o público em geral. A proposta focou na fotografia para além do olhar, incorporando sons, texturas e descrições detalhadas como caminhos para a criação e a fruição da imagem. Além das oficinas, integraram o projeto uma exposição final e a produção de um eBook acessível, para garantir que os resultados alcancem diferentes públicos.
 
Criado pelo Instituto Guga Kuerten em 2000, o IGK já beneficiou mais de 118 mil pessoas por meio de programas como Campeões da Vida, Ações Especiais e o Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS). Nesta edição especial de 25 anos da instituição, a cerimônia contou ainda com apresentações culturais e homenagens a organizações da sociedade civil que têm impacto significativo nas comunidades.

Aguarde