01 de outubro de 2025

Casa da Cultura Dide Brandão recebe exposição coletiva de artistas mulheres

A mostra “Nossa Alma – Sob o Olhar Feminino” conta com obras de cinco artistas

Esse ano, a 4ª edição do projeto “Nossa Alma – Sob o Olhar Feminino”, traz o tema “Essência”, com obras de cinco artistas mulheres: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de Jesus, Sarah Uriarte e Violeta Alvez. Os trabalhos exploram, em diferentes linguagens, as múltiplas formas de reencontro com aquilo que é fundamental e permanente no ser humano.

A exposição coletiva abre no dia 16 de outubro, na Casa da Cultura Dide Brandão e permanece até o dia 19 de novembro, com entrada gratuita. O projeto foi aprovado no edital de seleção de exposições nas galerias da Casa da Cultura, em Itajaí. Idealizado em 2022 pela artista e curadora Mariana Ferret, o projeto nasceu como um movimento de valorização e conexão entre mulheres artistas da região de Itajaí. A mostra já percorreu espaços culturais como a Câmara de Vereadores, o SESC de Itajaí e a Galeria de Artes da Univali, com dezenas de artistas em exposições marcadas pela pluralidade de experiências e olhares.

Nessa edição, a exposição também contará com a multiartista Violeta Alvez como proponente do projeto. Violeta já atuava como assessora de acessibilidade na edição anterior e, agora, integra também o grupo de artistas expositoras, o que possibilita mais diálogo entre arte, inclusão e diversidade. Além disso, cada trabalho contará com QR codes com audiodescrição, para garantir uma experiência sensorial completa para todos os visitantes.

Sob a curadoria de Mariana Ferret, com colaboração de Oara de Jesus, a exposição propõe uma reflexão sensível sobre o conceito de essência, com fotografia, performance, arte urbana, escrita e colagem, para que o público conheça as formas criativas de cada artista. “Nossa Alma – Sob o Olhar Feminino é sobre conexão, respeito e fluidez através da essência de cada artista. É um espaço de encontro, de afirmação e de escuta sensível entre mulheres, pela arte e pela vida”, explica Mariana Ferret, idealizadora do projeto.

Aguarde