08 de outubro de 2025

Projeto Topografia realiza abertura de processos com bastidores da criação artística em Itajaí

As atividades contam com dez artistas na Casa da Cultura Dide Brandão, nessa sexta-feira (10)

O projeto "Topografia – residência e performances da memória" encerra o ciclo de atividades com a abertura dos processos de dez artistas, na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro. As atividades serão desenvolvidas em diferentes salas da Casa da Cultura Dide Brandão, das 19h às 22h. O evento é realizado pelo artista e produtor Daniel Olivetto. A entrada é gratuita e contará com intérpretes de LIBRAS e acessibilidade motora autônoma, acompanhada para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida. A classificação indicativa é de 16 anos.
 
O público poderá conhecer os processos artísticos em quatro diferentes salas da Casa da Cultura, na ordem que escolher. Nesses espaços, encontrará trabalhos que passeiam por instalação, videoinstalação, intervenção urbana, fotografia, performance e dramaturgia. Além da visitação, haverá uma roda de conversa com a equipe. “Topografia” é um projeto de formação, idealizado para ser um espaço de diálogo entre artistas de diversas linguagens, com pesquisas e produções sobre memória, performatividade e documentação.
 
Para o idealizador do projeto, Daniel Olivetto, o público vai poder conhecer os processos de criação com diferentes linguagens, teatro, audiovisual, artes visuais, fotografia, performance. “São vários artistas lidando com os temas do projeto e propondo formas de olhar e interagir com quem visita os processos. Há alguns anos tenho me interessado muito por essa multiplicidade de olhares. Como sou um artista de teatro, acho sempre intrigante trabalhar com artistas de diferentes áreas, e perceber como diferentes artistas respondem a uma mesma pergunta ou olham para um mesmo tema”, completa Olivetto.
 
Iniciado em junho deste ano, o projeto promoveu três oficinas abertas à comunidade artística, conduzidas por profissionais convidados, como a bailarina, escritora, performer e professora Ines Saber (Curitiba/PR), o artista visual e professor Kim Coimbra (Itajaí/SC) e o ator, diretor e roteirista Renato Turnes (Florianópolis/SC), que também atuaram como mentores. Após as oficinas, foram selecionados seis artistas: Deda Silveira, Denis Zubieta, Gabriel Villas, Juliano Ventura, Luan Linkoski e Nestor Varela, que se juntaram ao proponente Daniel Olivetto e aos mentores, formando um núcleo de criação com dez artistas de Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Curitiba.
 
Todos os registros dos diferentes processos de criação já estão disponíveis na plataforma do projeto, www.residencia-topografia.com, criada pelo artista visual Romeu Silveira. O “Topografia - residência e performances da memória” é um projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Itajaí.

Aguarde