14 de outubro de 2025

Médica mastologista transforma experiência clínica em arte na exposição “O Peito”, em Itajaí

A obra trata da saúde, do bem-estar feminino e do câncer de mama

Médica mastologista transforma experiência clínica em arte na exposição “O Peito”, em Itajaí
Com um olhar sensível e científico ao mesmo tempo, a artista e médica mastologista Flávia Lapa une a vivência na medicina e nas artes visuais para abordar um tema profundamente humano e feminino: os seios e o cuidado com a saúde da mulher. A artista, que dedica a carreira médica à prevenção e tratamento do câncer de mama, leva para as telas uma reflexão sobre o corpo, o autoconhecimento e o empoderamento feminino.

A exposição “O Peito” abre nessa quinta-feira, dia 16, na Casa da Cultura Dide Brandão, às 19 horas, com curadoria de Marc Engler. O trabalho propõe uma análise crítica sobre as representações do feminino na sociedade contemporânea, tendo o peito como símbolo de gênero, maternidade, pudor e também de doença. Por meio das obras, a médica e artista Flávia Lapa desafia os padrões impostos e estimula o diálogo sobre autonomia, aceitação e prevenção, especialmente no mês conhecido como Outubro Rosa, em que se fala sobre a campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama.

Flávia Lapa vive e trabalha em Joinville, onde integra a Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ). A pesquisa artística concentra-se no seio feminino como um campo simbólico e político, explora a pintura como meio de reconstruir narrativas contemporâneas sobre o corpo da mulher. A exposição “O Peito” marca a primeira mostra individual da artista, que já passou pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB) e agora chega a Itajaí, com o poder da arte como instrumento de cura, diálogo e transformação social.
A exposição estará aberta para visitação até o dia 10 de novembro, com entrada gratuita.

Aguarde