O presidente da Fundação Catarinense, Rafael Nogueira, participou de visitas técnicas e reuniões em Itajaí, na tarde de quinta-feira (28), sob condução do superintendente das Fundações do Município, Normélio Weber. O encontro teve como pauta o restauro e o Bicentenário da Matriz, além da apresentação dos projetos e equipamentos culturais da cidade.
Os projetos e o contexto que envolvem a obra de restauro da Igreja Matriz foram expostos por Normélio Weber, que também preside o Conselho Municipal de Patrimônio, e pelo arquiteto Nicolas Mosca.
Após visitar as igrejas Matriz e Imaculada Conceição, o presidente da FCC e seus assessores estiveram no Museu Histórico de Itajaí, onde conheceram o acervo e participaram de uma reunião sobre o cenário cultural da cidade. Lá a equipe de Itajaí apresentou dados e informações sobre as iniciativas existentes na cidade, voltadas para a iniciação e formação, a exemplo do Arte nos Bairros e do Conservatório de Música Carlinhos Niehues, o calendário de editais, de eventos, e sobre os equipamentos culturais existentes.
“A vinda da FCC à Itajaí sinaliza o interesse e, de alguma forma, o reconhecimento da gestão do Estado pelo que estamos fazendo aqui e pelo que pretendemos ainda realizar. O diálogo e as trocas são salutares para pensarmos em ações e políticas públicas culturais e de patrimônio, que se consolidem e fiquem como legados das atuais gestões”, ressalta Weber.