O Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural de Itajaí, manifesta profundo pesar e solidariedade à família e aos amigos de Ademar Ferreira Mota, 74 anos, conhecido por todos como Chocolate e por vender livros nas ruas da cidade. De acordo com vizinhos e amigos, ele teve um mal súbito em casa na última madrugada, no bairro Cidade Nova, e faleceu nesta sexta-feira (06).
Natural de Governador Valadares (MG), Chocolate morava em Itajaí há anos e não possui parentes na cidade. Além de vendedor de livros ambulante, ele era um agitador cultural. Só sabia escrever o próprio nome e ler algumas palavras, mas dialogava com todos, usava sua habilidade com as palavras para ganhar a vida e marcava presença frequentemente nos arredores do Centro Cultural – Mercado Público, principalmente aos sábados.
Em 2016, houve um movimento entre amigos de Itajaí para ajudá-lo a localizar a família em Minas Gerais. Em 2017, ele viajou para rever os familiares. Amigos informaram sobre o falecimento nesta madrugada, ele foi levado já morto a UPA Cordeiros.
Os trâmites burocráticos estão em andamento, por meio da Secretaria de Assistência Social e amigos. O funeral deve começar por volta das 14h30 de hoje, velório até 16h30.